Blog Fique por dentro das novidades


  • 01/07/2025 19:35
  • Yves Cáceres de Lima

Como lidar com feedbacks durante o estágio (mesmo os mais difíceis)

INTRODUÇÃO

O estágio é, por definição, um período de aprendizagem, desenvolvimento e construção. Nesse sentido, os feedbacks, tanto os positivos quanto os desafiadores, são essenciais em todo esse processo. No entanto, saber receber, interpretar e aplicar essas devolutivas nem sempre é uma tarefa fácil, principalmente quando são envolvidos a pontos sensíveis ou geram desconforto.

Dessa forma, aprender a lidar com feedbacks, inclusive aqueles mais difíceis, é uma habilidade essencial para todo profissional em formação. A seguir, apresentamos algumas orientações que podem ajudar estagiários a enfrentarem este tipo de situação de forma mais segura e madura.



Encare o feedback como oportunidade de crescimento

Muitas vezes o feedback é entendido de forma errônea como sinônimo de crítica destrutiva. Porém, quando feito de maneira adequada, ele tem como principal objetivo contribuir para o seu aprimoramento profissional. Sendo assim, em vez de adotar uma postura defensiva, procure enxergar o retorno como uma chance de identificar pontos de melhoria e ajustar rotas.

Mantenha a escuta ativa e evite interrupções

Durante o momento do feedback, evite interromper ou se justificar imediatamente. Ouvir com atenção demonstra respeito, interesse e profissionalismo. Posteriormente, é válido esclarecer as dúvidas e buscar exemplos concretos, mas sempre com equilíbrio e abertura para o diálogo. Ademais, é notório lembrar que, o objetivo do feedback é a construção conjunta de soluções e não a criação de um embate entre as partes. Sendo assim, ambas devem atuar como aliadas na superação dos desafios identificados.

Separe o conteúdo da emoção

É natural se sentir desconfortável diante de observações mais diretas, especialmente quando envolvem erros ou comportamentos que não foram percebidos anteriormente. Porém, nesses momentos, tente separar o feedback da emoção, focando na mensagem e refletindo sobre como ela pode ser útil para o seu desenvolvimento.

Solicite orientações claras e práticas

Quando o feedback parecer vago ou genérico, não perca de solicitar mais detalhes, perguntas como: “Você pode me dar um exemplo prático?” ou “Qual seria uma forma melhor de lidar com essa situação?” demonstram interesse genuíno em melhorar e ajuda a transformar as críticas em ações eficientes.

Agradeça e demonstre comprometimento

Mesmo que o conteúdo não seja agradável, o feedback é uma ferramenta que auxilia tanto no curto prazo, envolvendo a empresa ofertante do estágio, quanto para o desenvolvimento de habilidades e competências que serão carregadas ao decorrer de toda carreira profissional. Desta forma, agradecer pelo feedback mostra maturidade e preparo emocional. Além disso, procure demonstrar, por meio de atitudes, que está disposto a evoluir, pois pequenas mudanças no dia a dia já são percebidas e valorizadas pelos supervisores.

Acompanhe sua evolução

Aplicar os aprendizados e acompanhar seu progresso são passos importantes após receber um feedback. Posteriormente, retome o tema em conversas futuras com seu supervisor para entender se as melhorias foram percebidas e se existe alguma outra demanda. Assim, esse acompanhamento fortalece sua postura profissional e mostra que você está comprometido com o seu crescimento e com os objetivos da organização.



CONCLUSÃO

Portanto, saber lidar com feedbacks, é um dos maiores desafios do estágio, mas também uma das maiores oportunidades de aprendizado. Desta forma, o modo como o estagiário responde a essas situações pode fazer toda a diferença em sua trajetória profissional.

Desenvolver essa habilidade é um diferencial que vai muito além do estágio: é um investimento para a vida inteira. Afinal, quem aprende a ouvir, refletir e agir com responsabilidade está mais preparado para enfrentar qualquer desafio no mercado de trabalho.